SITE OFICIAL DO GINÁSIO CLUBE DE BRAGANÇA

HISTÓRIA DO CLUBE

Dezembro 30, 2022

A ideia de fundar um clube de Atletismo nasceu de uma conversa entre amigos, que depois de debatida fez surgir o nome de Ginásio Clube de Bragança em 13/08/1986. Em 16/04/1987 foi oficializada no notário e em 23/05/1987 publicado em Diário da República a formação do Ginásio Clube de Bragança.

Iniciou as suas atividades com um pequeno grupo de jovens, sob a orientação de Carlos D. Fernandes. Os treinos tinham lugar na via pública, entre o Hospital e a Psiquiatria e os “balneários” eram ao ar livre. ​Com dedicação exclusiva ao Atletismo o Ginásio Clube de Bragança conta neste momento com 60 atletas, de todos os escalões, filiados na Associação de Atletismo de Bragança e na Federação Portuguesa de Atletismo. É o único clube de atletismo em Bragança que dá formação a jovens. Em cada época, o G.C.B., participa em cerca de 50 competições em vários pontos do país e no estrangeiro (Espanha), percorrendo, em média, 25000 kms anuais para participar nessas provas.


Ao longo das épocas em que o clube tem estado em actividade foram vários os atletas do G.C.B. que se sagraram campeões distritais e da Zona Norte, tendo o clube, vencido colectivamente grande parte das competições, a nível distrital, organizadas pela Associação de Atletismo de Bragança. Também, em conjunto com a C.M.B., desde 2003 organiza a Milha Escolar, prova destinada aos alunos do 1º CEB das escolas da cidade, igualmente um êxito.


Em Maio de 2016 fez uma pequena alteração à Milha das Cantarinhas, passou a designar-se Corrida das Cantarinhas com uma corrida de 10km pela1º vez na cidade, com corridas para os jovens, uma caminhada de 5km, onde estiveram cerca de 800 participantes e que contou com a presença dos grandes Clubes de todo o país.

© 2020 GINÁSIO CLUBE DE BRAGANÇA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
E-Mail: gcbraganca@sapo.pt | Tel: +351 939 104 025 | NIF: 502073195
TERMOS E CONDIÇÕES
Centro de Arbitragem e RAL (Resolução Alternativa de Litígios de Consumo), Tribunal da Comarca de Bragança
Proteção de dados: O Ginásio Clube de Bragança cumpre a lei de proteção de dados.